Páginas

Obs:

Obs:

AMIGOS SEGUIDORES

domingo, junho 19, 2011

O QUE É E.V.A

   Muitas pessoas, me perguntam: O que é E.V.A? Costumo responder: "É aquela borrachinha, muito usada em trabalhos escolares..."
   Resolvi postar uma resposta mais detalhada e também um pouco de como trabalhar com ele, talvez ajude alguém que tanto admira o artesanato com E.V.A e queira também se aventurar nessa delícia. Mas fique alerta... ele vicia... RRsss
O E.V.A. – “evêá” (Etil, Vinil e Acetato)  é uma borracha de alta tecnologia não-tóxica e usada principalmente em produção artesanal e artistica.
Encontramos em sua composição: Resina, Agentes de expansão, cargas, ativadores, auxiliares de processo, pigmentos e outros polímeros como borracha e termoplásticos.
É bom frisar que existem diversos tipos de EVA, com durezas, densidades e cores variados, assim na hora de adquiri-los é bom saber qual será sua finalidade e o tipo de produção artistica que irá desenvolver.
Trago algumas dicas importantes para ajudar em sua produção:
  • Para riscar – Aconselho utilizar um palito de churrasco ou Tapestry 13 (agulha sem ponta), passando de leve sobre o Eva.
  • Para cortar – Os materiais mais utilizados são: estilete, tesoura, lixa (para retoques). Após ter riscado por cima do EVA com o palito de churrasco ou a agulha sem ponta, e caso for utilizar o estilete, deve-se apoiar o Eva em uma superfície lisa e dura, local que não tenha problemas em sofrer riscos (para não estragar a mesa),e no momento de cortar faça com firmeza para que o estilete não escape, pois o risco de ferimento é alto.

Caso o desenho for curvo, é aconselhado utilizar uma tesoura comum ou curva.
  • Para colar - existem duas opções mais utilizadas:
Cola quente - passe a cola no lado do EVA em que precise colar e encaixe no local que precise. O maior cuidado é com os fios de cola quente que saem do aparelho que podem te queimar, assim antes de tirar a cola pressione limpando a ponta da pistola no EVA, mas cuidado com o excesso.
Cola de contato – é a cola mais forte que possui um cheiro bem forte, assim utilize uma máscara. Passe sem exagero nas duas superfícies a serem coladas, espere secar, até não grudar mais ao encostar, junte as partes, mas junte com cuidado porque após juntadas não há como desfazer sem danificar a peça.
Agora é com você.
Bom trabalho!

1 comentários:

VRPC Artesanato II disse...

Me perco neste cantinho!
Tem tanta coisa linda e feito com amor e dedicação.
Parabéns e muito suce$$o!
Bjus

Deus te ama tanto !!!!

*